Engajar o seu cliente é uma das principais tarefas na hora da venda.

A melhor forma de engajar seu cliente é faze-lo sentir-se conectado com você.

E melhor maneira de se conectar é usando historias.

Storytelling é uma forma de narrar uma historia por meio de um personagem onde o cliente vai se identificar com as características, desejos e dificuldades do personagem.

Tipos de Storytelling:

Existem diversos tipos de storytelling mas a principal é a Jornada do Herói, onde o roteiro da historia é o seguinte:

  1. O estado inicial do personagem
  2. O desejo/objetivo e o porque do desejo
  3. As dificuldades e frustrações do personagem
  4. A superação do personagem
  5. E o porque contou a historia

Uma boa storytelling é do Jober Chaves contada no Formula:

Porque funciona:

Pelo simples fato do cliente se identificar com o personagem da historia, ele vai passar entender profundamente o objetivo do seu produto/serviço.

E mais, historias mudam a emoção e comportamento de quem as ouve, por isto você chora ou ri vendo filmes.

Veja como o cérebro reage ao ouvir uma historia:

Como aplicar:

A principal forma de usar historia é por meio de um vídeo de vendas, se o seu vídeo de vendas não tem um storytelling algo está errado.

Imagens de “antes e depois” de clientes com uma breve historia do cliente, tem efeito similar.

Caso não usar vídeo, escreva o storytelling de forma breve e especifica, dando detalhes as partes que mechem com a emoção de quem lê, não se esqueça de usar imagens para referenciar o que está escrevendo.

Cases:

A campanha “The Big Dig Appel” alavancou mais de £2.5m para WalterAid usando historias das pessoas que precisa de ajuda.

Microsoft conseguiu 1.7m de downloads do IE9 com uma animação que mostra o quão o IE9 é fácil e rápido.

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Estes cases foram encontrados em https://econsultancy.com/blog/65698-six-brand-case-studies-that-proved-the-value-of-storytelling/.

Bom, se você quer atingir seu cliente de forma mais profunda e conectar-se com ele: Use historias.

Comente seus resultados e compartilhe com seus parceiros.

– Abraços! Até a próxima.